“A Anatel está do lado das operadoras”, denunciou o líder do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, deputado Celso Russomanno (PRB/SP), em audiência pública nesta quarta (8) na Comissão de Defesa do Consumidor. O debate proposto por Russomanno teve como finalidade discutir a prática abusiva das operadoras Claro, Oi, Vivo e TIM nos pacotes de telefonia móvel no acesso à internet.
Deputado Celso Russomanno |
Deputado Vinicius Carvalho |
A presidente da Associação Brasileira dos Procons, Gisela Simona Viana de Souza, ressaltou que o setor de telecomunicações representa a maior demanda da entidade. “Represento neste debate 800 procons de todo o Brasil. Fechamos os dados de 2014, junto com a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, com mais de 2.490.000 (dois milhões, quatrocentos e noventa mil) demandas envolvendo telecomunicações. Muitas vezes deixamos de focar outras matérias essenciais como saúde e transporte público porque telecomunicações, infelizmente, é uma pauta recorrente com as empresas tentando de alguma forma justificar alguns malefícios aos consumidores brasileiros”, acrescentou.
A falta de informações ao consumidor sobre a quantidade exata de dados que ele contrata e a resolução da ANATEL foram os pontos principais do debate. O representante da ANATEL na audiência, Marcelo Bechara de Souza Hobaika, alegou que houve uma explosão na venda de smartphones, no Brasil, que atingiu a marca de 55 milhões de consumidores, levando o país a atingir a 4ª posição no ranking mundial. Porém não foram feitos investimentos suficientes para acompanhar esse crescimento. Todos os convidados reconheceram que são necessárias adaptações no setor para oferecer a população um serviço de melhor qualidade.
Por Mônica Donato
Fotos: Douglas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário