Roberto Sales defende criação de um programa nacional de saúde do pescador


O deputado federal Roberto Sales (PRB/RJ) propôs a criação do Programa Nacional de Saúde do Pescador, mediante ação conjunta dos Ministérios da Saúde, Educação e da Pesca e Aquicultura. O objetivo, segundo o parlamentar, é estimular a pesquisa e produção do conhecimento sobre os riscos laborais específicos da atividade pesqueira, ações de assistência à saúde, promoção e prevenção com a realização de palestras, workshops, distribuição de kits e informativos sobre o câncer de pelo e outros agravos à saúde.

Roberto Sales alerta que muitos trabalhadores do segmento pesqueiro não fazem jus a programas ou ações voltadas para a saúde. “São trabalhadores que têm jornadas extenuantes de trabalho e não têm orientação ou acesso a programas de saúde. No Brasil, são mais de 800 mil pescadores que merecem e necessitam de atenção específica para os seus problemas”, afirmou.

Sales também destaca que a vastidão territorial do Brasil, somada à extensão de seu litoral, implicam no enfrentamento de diversas realidades pelos diferentes grupos de pescadores. “A dificuldade de conhecer de perto essas realidades e elaborar ações correspondentes, contudo, seria superada por esse Programa”, concluiu.

Texto: Amanda Carvalho – Liderança do PRB 
Foto: Roberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário