“Brasil todo deverá ser beneficiado com legado dos Jogos Olímpicos de 2016”, diz ministro


O presidente da Comissão do Esporte na Câmara, deputado Márcio Marinho (PRB/BA), conduziu audiência pública com o ministro do Esporte, George Hilton, nesta quinta (9), na Câmara dos Deputados. O debate teve como finalidade a apresentação dos programas e projetos desenvolvidos para os próximos anos, bem como trazer informações ao Parlamento dos preparativos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. De acordo com Hilton, além de incentivar os atletas de alto rendimento, o ministério tem priorizado a educação física de base nas escolas, sobretudo dos municípios com até 50 mil habitantes.

“O Brasil todo deverá ser beneficiado com o legado dos investimentos feitos nos Jogos Olímpicos de 2016. Apostamos numa revolução do esporte de base e esse trabalho deverá acontecer em parceria com as prefeituras e os estados. Estamos investindo numa rede nacional de treinamento com equipamentos para o alto rendimento. Agora, precisamos chegar à base com o módulo que permita que todo município brasileiro tenha, pelo menos, uma quadra coberta, campo de futebol society e também uma academia ao ar livre”, adiantou o ministro.

Deputado Márcio Marinho (PRB/BA)
Marinho destacou o interesse dos deputados no tema e agradeceu a disponibilidade do ministro em ouvir os anseios e questionamentos do colegiado. “Passaram 37 deputados por esta audiência. Quórum considerado altíssimo para uma quinta-feira. Essa interlocução é muito importante, pois os programas do Ministério do Esporte precisarão do apoio dos parlamentares, por meio de emendas para compra desses equipamentos esportivos", afirmou. No que tange o trabalho de iniciação nas escolas, Marinho considera primordial para consolidar a prática esportiva.

André Abdon (PRB/AP)
O deputado republicano André Abdon (PRB/AP) parabenizou o planejamento estratégico do ministério que contempla os pequenos municípios. “No Amapá temos 16 municípios e desses, apenas dois com mais de 50 mil habitantes. Os municípios são os verdadeiros exportadores de talentos e, muitas vezes, o mérito fica só para os estados. Precisamos valorizar as regiões mais longínquas desse país. Acredito num tripé entre família, esporte e escola para incentivar as crianças no caminho do desenvolvimento pleno”, ressaltou o republicano.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves, informou que os investimentos para a realização dos  Jogos Olímpicos de 2016 são da ordem de R$7,5 bilhões oriundos da iniciativa privada. Segundo ele, a meta do ministério é a de que o Brasil conquiste de 25 a 27 medalhas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e fique entre os 10 primeiros países no ranking.

Por Mônica Donato com informações da ASCOM do deputado Márcio Marinho
Fotos 1 e 2: Douglas Gomes 
Foto 3: Roberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário