Roberto Sales defende atendimento veterinário gratuito para famílias carentes


Durante reunião da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, o deputado federal Roberto Sales (PRB/RJ) defendeu a criação de um programa de atendimento veterinário gratuito aos animais de famílias carente de todo o país. A medida está prevista no Projeto de Lei 3765/2012, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD/SP). Pelo texto, o atendimento não se restringirá somente as consultas, ficando o Poder Público Municipal responsável pelos atendimentos de cirurgias, incluindo as ortopédicas. 

Para Roberto Sales, a medida representa um grande avanço. “Percebemos que este assunto é uma questão de saúde dos municípios, onde muitos não possuem um centro de zoonose para controlar essas questões. A proposta visa ainda diminuir o sofrimento das famílias em decorrência da perda de um animal, que em nossa sociedade transformou-se em membro do núcleo familiar”, avalia.

A norma beneficiará famílias que comprovem renda de até três salários mínimos. Os órgãos incumbidos de implantar o programa poderão executá-lo em convênio com as faculdades de medicina veterinária. O objetivo da parceria é oferecer atendimento gratuito à população carente, bem como proporcionar aos alunos o aprendizado por meio do atendimento.

Sales comenta, ainda, sobre a castração química. Segundo ele, há muitas reclamações por parte dos responsáveis pelas entidades quanto ao alto valor das anestesias. “Com a criação deste programa podemos criar um debate e buscarmos possíveis soluções”, finaliza.

Fonte: Ascom deputado federal Roberto Sales (PRB/RJ)
Foto: Roberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário