Russomanno critica reajustes abusivos nas mensalidades de estudantes financiados pelo FIES


Brasília, 15 de abril - Em reunião ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta (15) o deputado Celso Russomanno (PRB/SP) criticou as universidades particulares que estão praticando reajustes abusivos nas mensalidades de alunos custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O republicano subscreveu requerimento para realização de audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados.

“Tomamos conhecimento de que existem estabelecimentos de ensino praticando dois preços de mensalidades: para o aluno que paga do próprio bolso há um desconto, já o que é financiado pelo FIES é o valor da tabela cheia, ou seja, mais alto. Isso é um absurdo. O aluno beneficiado pelo FIES comprova que não tem condições financeiras de custear o curso, mas acaba pagando mais caro do que os outros. Essa situação ficou insustentável. Já reclamamos formalmente ao Ministério da Educação para que essas universidades sejam descredenciadas do FIES”, criticou Russomanno.

De acordo com o deputado, as reclamações dos estudantes não param por aí. “Devido aos aumentos abusivos de mensalidades, muito acima da inflação, houve uma diminuição no número de vagas disponíveis, já que as universidades recebem um valor pré-determinado de acordo com a quantidade de cursos que oferecem e a localização das instituições”, explicou.

Recentemente o parlamentar levou o assunto ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff, em reunião de líderes no Palácio do Planalto. Ela recebeu a denúncia com indignação e disse que o Ministério da Educação já está tomando as providências para evitar essa injustiça.

Por Mônica Donato 
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário