Segundo o deputado, o objetivo é uniformizar a legislação e normas vigentes, garantindo o direito ao proprietário dos animais de transportá-los em segurança. "As agências reguladoras de cada setor de transporte possuem normas e regulamentos internos que determinam as condições de deslocamento de animais domésticos, mas falta uma legislação federal que forneça diretrizes gerais tanto às empresas transportadoras como aos proprietários dos animais", explica.
O projeto foi inspirado na lei estadual 12.900 de 2008, de autoria do republicano quando deputado estadual, que permite o transporte de cães e gatos em viagens intermunicipais de ônibus no Rio Grande do Sul. “O passageiro deverá ter o direito de transportar animais domésticos de até 8 kg e cães-guia de qualquer tamanho no transporte terrestre, aéreo e aquaviário. Algumas empresas já oferecem esse serviço, mas os critérios são os mais variados. Queremos que o projeto seja viável tanto do ponto de vista de quem quer viajar com o seu pet, como de quem opera o sistema”, argumenta Gomes.
O diretor de Relações Institucionais da (ABEAR), Guilherme Freire, saudou a objetividade da proposta e solicitou prazo de um mês para colher opiniões e sugestões das companhias aéreas sobre o assunto.
Texto e foto: Jorge Fuentes – Ascom deputado federal Carlos Gomes
Edição: Mônica Donato - Ascom Liderança do PRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário