R$1 BILHÃO: É o prejuízo de cargas roubadas nas estradas do Brasil. Líder do PRB cria Frente na Câmara dos Deputados para combater o crime

Ideia para criar o grupo surgiu da vereadora do PRB, Greyce Elias, que foi abraçada pelo deputado federal George Hilton


Brasília (DF) - O roubo e furto de cargas figuram entre os crimes que mais crescem no país: O atual cenário contabiliza mais de 15 mil ocorrências do crime, o prejuízo equivale a 01 bilhão de reais em cargas roubadas, dados do ano de 2013 da NTC & Logística. Foi com números alarmantes que o deputado federal, George Hilton (PRB-MG) lançou, no Congresso Nacional, ontem (20), a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Carga, que será presidida por ele com a adesão de 187 parlamentares.

Para Hilton, o Parlamento precisa unir esforços e estabelecer um cronograma para objetivar soluções. “Se houver uma ação integrada entre as entidades presentes, acredito que, em pouco tempo, os resultados serão obtidos. A atuação das autoridades ainda é precária no combate ao crime de roubo de cargas. O foco é a repressão e a fiscalização para localizar o receptor. Sem receptor, sem crime”, assevera o líder.

O representante da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Ramos, além de reforçar a necessidade de ações de governo e de campanhas educativas, ele também apontou que o número do efetivo para o enfrentamento do crime ainda é pouco. “Somos 10 mil policiais federais, temos grupos de enfrentamento a diversos crimes, mas o efetivo ainda é pouco. A receptação é o grande problema. As ações de governo e educativas facilitarão as ações de combate ao crime”, explica Ramos.

Adicionar legenda
Cenário

O representante da NTC & Logística, coronel Paulo Souza, alertou sobre o crescimento de associações criminosas onde grupos organizados fazem uso também da tecnologia para cometer crimes como a neutralização do rastreamento dos veículos, por exemplo. Segundo ele, 70% dos roubos de cargas ocorrem em áreas urbanas e o registro de ocorrências na região Sudeste ocupa o primeiro lugar do ranking brasileiro.

“O cenário mostra uma curva ascendente: Chegamos a 01 bilhão de reais de cargas roubadas. A região Sudeste é a mais afetada no Brasil com 81,90% de ocorrências de roubo de cargas”, alerta. De acordo com Souza, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, somam 75% do quadro nacional. Ainda, as estatísticas também apontam mais de 01 bilhão de reais em veículos roubados.

Conforme dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), representada por Marcelo Prado, além do prejuízo financeiro do roubo de cargas, o crime também acarreta um alto índice de mortes. “São 34.1 mortes por 100 mil profissionais de transporte”, aponta. Segundo Prado, algumas providências estão sendo tomadas, como a aplicação do sistema de etiqueta de radiofrequência, que deve ser um sistema secundário de rastreamento dos órgãos de polícia.




A Frente

De acordo com o presidente do grupo, deputado George Hilton (PRB-MG), o objetivo principal da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Carga, composta por deputados e senadores, será a elaboração e o acompanhamento da legislação ligada ao setor, além da fiscalização das políticas públicas de combate ao crime. Entre as ações que o grupo pretende debater está também o gerenciamento de riscos junto ao Governo e a entidades especializadas.

A ideia para criar a Frente surgiu da republicana, e vereadora da cidade de Patrocínio, Greyce Elias (PRB-MG), após um debate sobre o tema na Câmara dos Deputados há seis meses. Desde então, George Hilton tem abraçado a causa juntamente com a liderança do PRB, o presidente nacionalMarcos Pereira e a coordenadora nacional do PRB Transporte, cantora Sula Miranda, que também estavam presente no lançamento da Frente, ontem (20).

Para fechar o lançamento e homenagear os profissionais do transporte, Sula Miranda foi convidada a cantar a música “Caminhoneiro tô apaixonada”. Antes, a republicana fez questão de ressaltar a importância da ampla aliança entre governo, entidades e profissionais da área que está sendo formada através da Frente.

No comando da coordenação nacional do PRB Transporte, Sula Miranda tem realizado uma maratona em busca de melhorias para o setor. “Já desci do pedestal e guardei a coroa de rainha. Também desci do caminhão e arregacei as mangas para defender esta causa. Sem o profissional ligado ao transporte, o Brasil não faz nada!”, declara a eterna Rainha dos Caminhoneiros.

Por Jamile Reis – Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário