Russomanno figura na quinta posição dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional em 2015


O deputado Celso Russomanno (PRB-SP) é o quinto parlamentar mais atuante do Congresso Nacional, segundo lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), nesta segunda-feira (31). De acordo com a pesquisa, Russomanno é destaque na categoria “negociadores”, ou seja, parlamentares com habilidade de fazer uso da palavra e de conciliar conflitos.

O levantamento considera bom negociador aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político. “São atributos indispensáveis ao bom negociador, além da credibilidade, a urbanidade no trato e o controle emocional”, diz o estudo.

O bloco liderado por Russomanno (PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB) conta com a participação de 38 parlamentares e representa a quarta maior força política na Câmara dos Deputados.

Saiba mais

O Diap realiza anualmente a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional desde 1994 e tem por objetivo identificar os cem parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. O departamento adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.

Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são: a) debatedores, b) articuladores/organizadores; c) formuladores; d) negociadores; e, e) formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

De acordo com essa classificação, os “Cabeças” 2015 possuem 40 parlamentares debatedores, 29 articuladores/organizadores, 20 formuladores, 9 negociadores e dois formadores de opinião.

Por Mônica Donato com informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Foto: Douglas Gomes 

7 comentários:

  1. Muito obrigada Deputado, pelo apoio a derrubada do veto 26!! Contamos com a sua presença na sessão do dia 02/09 e o seu voto para derrubada desse veto injusto!!! Além dos servidores que estarão presentes na capital, sinta-se acompanhado pelos demais servidores e suas famílias que assistirão a sessão pela TV! Juntos, pela valorização da democracia, vamos derrubar esse veto!!! #plc28derrubaoveto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Aproveito o ensejo para pedir apoio à derrubada do veto 26. Os servidores do judiciário esperam pela recomposição dos seus salários desde 2009, quando começou a tramitar o projeto que veio em 2015 a ser vetado por Dilma. É questão de justiça nobre Deputado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Aproveito o ensejo para pedir apoio à derrubada do veto 26. Os servidores do judiciário esperam pela recomposição dos seus salários desde 2009, quando começou a tramitar o projeto que veio em 2015 a ser vetado por Dilma. É questão de justiça nobre Deputado.

    ResponderExcluir
  4. A família Judiciário Federal agradece vosso apoio à derrubada do veto ao PLC 28/2015.
    Os milhares de servidores e seus familiares jamais esquecerão esse gesto de justiça de vossa parte.
    Vossa Excelência vem somar com tantos outros parlamentares que já declararam publicamente seu apoio à derrubada do veto ao PLC 28/2015, como se pode ver no link:
    https://amigosdojudiciario.wordpress.com
    #PLC28DerrubaOVeto

    ResponderExcluir
  5. Sr. Parlamentar, os servidores do Poder Judiciário da União contam com o apoio de V. Exa. para a derrubada do veto 26/2015 que deverá ser apreciado na sessão do Congresso Nacional de amanhã (02/09). Rogamos a presença e voto NÃO a este veto inconstitucional que impede aos servidores a digna revisão salarial.

    ResponderExcluir
  6. obrigada Deputado, pelo apoio a derrubada do veto 26!! Contamos com a sua presença na sessão do dia 02/09 e o seu voto para derrubada desse veto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Deputado! Aproveito para respeitosamente pedir a sua presença na sessão do dia 02/09 e o seu voto para a derrubada do veto 26, que hoje é fundamental para a sobrevivência de milhares de servidores do Judiciário e para o bom funcionamento da Justiça em todo Brasil.

    ResponderExcluir