Município de Santa Isabel mais perto de ser a “Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos”


O município de Santa Isabel localizado na região metropolitana de São Paulo pode se tornar a Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos. O projeto de lei 1171/2015, de autoria do deputado Roberto Alves (PRB-SP), homenageia a cidade natal do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, ilustrador de histórias infantis e quadrinista reconhecido mundialmente.

“No decorrer de cinco décadas de atuação do artista, os trabalhos de Mauricio de Sousa tem sido o passaporte para milhões de pequenos leitores a se apaixonarem por obras literárias. Santa Isabel é a terra natal deste grande artista e tem no reconhecimento deste fato grandes possibilidades de desenvolvimento turístico e econômico, além de preservar o rico patrimônio cultural desenvolvido por Maurício”, afirmou Alves.

Para o republicano, a importância do cartunista para a cultura brasileira é incontestável. As criações do autor já chegaram a mais de 50 países, com 1 bilhão de publicações entre quadrinhos, livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD’s, livros tridimensionais e até edições em braile.

Padre Gabriel Bina, prefeito de Santa Isabel, reconhece na proposição uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento do município. “Santa Isabel é um município em transformação. Estamos estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento de suas principais vocações. A nominação de Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos nos abre condições para divulgar a cidade para todo o Brasil e o exterior. Já estabelecemos anualmente a Semana Mauricio de Sousa e com certeza vamos comemorar esta conquista. Agradeço ao deputado Roberto Alves pelo compromisso com nossa cidade”, relatou o prefeito.

Saiba mais 

Mauricio de Sousa é membro da Academia Paulista de Letras. Considerado o “Escritor para Crianças da UNICEF”, teve sua principal personagem, Mônica, designada “Embaixadora da UNICEF”. Em 2008, o Ministério do Turismo também a nomeou "Embaixadora do Turismo Brasileiro".

O Projeto de Lei 1171/2015 já foi aprovado pela Comissão de Cultura e segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

Por Ana Lídia / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário