Gabinetes de Carlos Gomes e Marcelo Squassoni são selecionados para projeto-piloto "Gabinete Sustentável"


O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) é um dos 10 parlamentares selecionados, dentre os 513 que compõem a Câmara dos Deputados, para participar do projeto-piloto Gabinete Sustentável, iniciativa da Mesa Diretora da Casa. O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado Carlos Gomes (PRB-RS), também foi escolhido para participar do projeto-piloto lançado, nesta quarta-feira (22/9), no Salão Nobre da Câmara.

De acordo com o 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), a Casa passará a servir de parâmetro para assembleias legislativas e câmaras municipais, bem como para o Executivo e o Judiciário, nas políticas de economia de energia e água no ambiente de trabalho. O projeto será desenvolvido pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e pelo Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), em parceria com outros órgãos da Casa.

Segundo Beto Mansur, a ideia é disseminar na administração pública a coleta seletiva de lixo, o reúso de água e a reciclagem, ações praticadas pelos servidores da Câmara desde 2003. “Será um trabalho intenso para que esses gabinetes sejam um modelo de sustentabilidade”, ressaltou o deputado. “A Câmara vai liderar esse trabalho, que logicamente repercutirá no Senado e nos legislativos municipais e estaduais”, completou.

Para Squassoni, o mais relevante da iniciativa é a conscientização e a capacidade de multiplicar conhecimentos por meio dos próprios servidores. “A iniciativa vai possibilitar o emprego mais equilibrado dos recursos hídricos, energéticos e materiais disponibilizados pela Casa, gerando economia. Além disso, fará dos parlamentares e servidores multiplicadores dos conceitos de consciência ambiental e de sustentabilidade”, afirmou o parlamentar.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado Carlos Gomes (PRB-RS), também acredita no efeito multiplicador do projeto, que, em sua opinião, vai corrigir falhas na gestão da água e da luz. Ele relatou a infância como catador de lixo ao defender que a reciclagem, além de fonte de subsistência de muitas famílias, é uma postura de respeito ao ecossistema.

A diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (DEAPA) da Câmara, Cláudia Almeida, explica que a medida tem caráter experimental e, ao final, serão avaliados resultados e eficácia das ações propostas. “O intuito é promover a revisão da metodologia aplicada e os ajustes necessários para o lançamento do programa de forma mais ampla, voltado à totalidade dos gabinetes”, detalhou. 

Saiba mais

Nesse primeiro momento, os 10 gabinetes passarão por um período de experiência onde os parlamentares e servidores serão orientados sobre a importância da conscientização do uso dos recursos naturais. O projeto prevê a mudança do layout dos gabinetes, com a diminuição dos armários, por exemplo - a fim de evitar acúmulo de material – a troca das lâmpadas incandescentes convencionais pelas lâmpadas fluorescentes compactas, sensores de presença, a troca do vaso sanitário para um ecologicamente correto, dentre outras medidas. Em fevereiro, será feita uma avaliação da eficácia das medidas adotadas, antes de a iniciativa ser levada aos demais 503 gabinetes de deputados.

Além de Carlos Gomes e Squassoni farão parte do projeto-piloto os deputados Angelim (PT/AC), Bruno Covas (PSDB/SP), Diego Garcia (PHS/PR), Edmilson Rodrigues (PSOL/MA), Julio Lopes (PP/RJ), Sarney Filho (PV/MA), Sérgio Souza (PMDB/PR) e Soraya Santos (PMDB/RJ).

Texto: Ascom do deputado Marcelo Squassoni com informações da Agência Câmara. Edição: Mônica Donato. Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário