Russomanno apoia inclusão das disciplinas de Educação Política e Direitos do Cidadão nas escolas


O deputado Celso Russomanno (PRB-SP) defendeu a votação com urgência do projeto de lei da deputada Renata Abreu (PTN-SP), que propõe a inclusão das matérias de educação política e direitos do cidadão entre os conteúdos obrigatórios dos currículos escolares do ensino fundamental e médio. O apoio foi manifestado, nesta terça-feira (22), durante reunião de líderes no gabinete do presidente da Câmara.

Russomanno, líder do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, considerou a iniciativa da maior relevância. “Noções de política e direitos do cidadão devem ser ensinados às crianças desde cedo para conscientizá-las a desenvolverem o senso crítico. Mais acesso à informação resultará em cidadãos mais qualificados e preparados para defender os seus direitos”, afirmou.

Ao justificar a apresentação do projeto 1108/2015, a deputada Renata Abreu lembrou que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) já prevê que os currículos escolares deverão abranger, entre outras matérias, o ensino da realidade social e política do país. No entanto, por não se tratar de componente e, sim, conteúdo, ela não é aplicada na prática.

“Quando nossos jovens não só reclamarem do nosso país, mas lutarem por ele com propriedade e bandeiras concretas porque conhecem a raiz dos problemas, só então começaremos uma nova era para este imenso e amado Brasil. Como mãe, vejo que temos que lutar para dar aos nossos filhos não o que eles querem, mas, sim, o que eles precisam”, argumenta.

O requerimento de urgência chegou a ser discutido no plenário, mas foi retirado de pauta pela autora para ajustes e apreciação futura.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário