Colegiado composto por 22 deputados federais tem o objetivo de fortalecer as relações interparlamentares entre os dois países
O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP) assumiu a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil - Canadá, que acaba de ser reinstalado na Câmara dos Deputados. O compromisso havia sido assumido pelo deputado no último mês de março, durante a visita do deputado canadense Andrew Scheer, presidente da Câmara dos Comuns, ao Parlamento brasileiro, onde esteve acompanhado de uma comitiva de congressistas de seu país.
O Grupo é composto por 22 parlamentares de diferentes partidos e tem como vice-presidentes os deputados Ricardo Izar (PSD/SP), Luiz Lauro Filho (PSB/SP) e Bruno Covas (PSDB/SP). O objetivo é estreitar as relações entre os parlamentos brasileiro e canadense, estimulando, inclusive, a ampliação dos acordos comerciais entre os dois países.
Durante visita ao Congresso brasileiro, Scheer fez questão de conhecer indústrias paulistas e destacou a importância de, além de ampliar as relações comerciais entre as duas nações, fomentar a abrangência do intercâmbio atual nas áreas de Cultura, Turismo e de Ciência e Tecnologia. “O Brasil é um ótimo país para a realização de negócios, principalmente nas áreas de mineração e recursos naturais”, disse.
De acordo com Squassoni, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, comprometeu-se em propor ao colégio de líderes pedido de urgência para a votação de acordos pendentes com o Canadá, que precisam ser referendados pela Câmara.
Uma das principais economias do mundo, o Canadá está situado no extremo norte do continente americano. O país é um dos mais desenvolvidos do planeta, sendo o 8º mais bem colocado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medido pela ONU.
Detalhes
Os Grupos Parlamentares são criados sem ônus para a Câmara dos Deputados a fim de fortalecer as relações interparlamentares entre o Congresso brasileiro e o parlamento de um país estrangeiro. Eles surgem a partir de um projeto de resolução apresentado por um deputado e posteriormente submetido ao Plenário.
A cada nova legislatura, é necessário realizar uma reunião de reativação para proceder à eleição da diretoria e ratificar ou modificar o estatuto. Atualmente, existem 22 Grupos Parlamentares ativos na Câmara Federal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Marcelo Squassoni
Edição: Ascom PRB
Foto 2: Douglas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário