Carlos Gomes propõe auxílio a hospitais filantrópicos em ação conjunta com a Bancada Gaúcha


O deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS) aliou-se nesta terça-feira (12) ao grupo de parlamentares gaúchos que apresentarão ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pedido de destinação de uma emenda coletiva da bancada para os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. No estado, existem 245 instituições desta natureza, localizadas em 220 municípios e que empregam 65 mil trabalhadores.

O Diretor-Geral e de Relações Institucionais da Santa Casa de Porto Alegre, Julio Dornelles de Matos, destacou que em 197 municípios o único estabelecimento de saúde é uma santa casa ou hospital filantrópico. “A cada R$ 100 reais gastos em atendimentos pelo SUS, a União ressarce apenas 60. Com o corte nas verbas liberadas pelo governo do Estado, as prefeituras estão tendo que arcar com o restante das despesas para evitar o fechamento das instituições”, explicou.

Durante o encontro, em Brasília, Matos também lembrou que como deputado estadual, Carlos Gomes foi responsável por uma emenda de relator ao orçamento do Estado de 2014, que destinou R$ 250 milhões para as santas casas e hospitais filantrópicos, “o que garantiu fôlego ao setor, ao permitir que parte das dívidas com fornecedores e financiamentos fossem pagas”.

Ao lamentar a falta de manutenção da política de investimentos nas instituições, Carlos Gomes defendeu a adoção de mais medidas para solucionar o problema. “Sabemos que é tempo de ajuste fiscal, mas a saúde não pode esperar. Cobraremos do Ministério da Saúde o aumento dos recursos para esses estabelecimentos, que no Rio Grande do Sul são responsáveis por 75% do atendimento do SUS”, salientou.

Texto: Jorge Fuentes (Ascom do deputado Carlos Gomes)
Foto: Douglas Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário