Russomanno e Marcelo Castro |
Marcelo Castro defendeu abertamente a proposta de Sistema Distrital Misto. “Esse seria o melhor, segundo uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 170 cientistas políticos”. Segundo ele, 58% dos países adotam o sistema proporcional de voto em lista preordenada; 28%, sistema majoritário distrital e 16%, o sistema distrital misto. “Apesar de ser adotado em menos países, o sistema distrital misto é o que mais tem crescido”, disse.
Com relação ao sistema eleitoral vigente (proporcional), o relator mencionou uma pesquisa que aponta a falta de interesse do brasileiro pela política. De acordo com o estudo, 70% dos eleitores não se recordam em quem votaram após dois anos das eleições. “Há uma imagem negativa do eleitorado em relação à política. Segundo o IBOPE, em 2013, as instituições que estariam entre os últimos colocados em matéria de credibilidade eram as de saúde, o Congresso Nacional e os partidos políticos. Isso tudo demonstra que necessitamos de mudanças” argumentou.
O relator informou, ainda, que não incluirá no relatório a cláusula de barreira, proposta que busca impedir ou restringir o funcionamento parlamentar do partido que não alcançar determinado percentual de votos.
O relatório será votado pela comissão especial na próxima semana.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes
Nosso PRB tem demonstrado em açoes,objetivos e na prática a importância dos nossos líderes,ficha limpas,nas decisões para melhorar e realizar a esperança de um futuro melhor ao nosso Brasil tão sofrido .Parabéns mesmo!
ResponderExcluirNosso PRB tem demonstrado em açoes,objetivos e na prática a importância dos nossos líderes,ficha limpas,nas decisões para melhorar e realizar a esperança de um futuro melhor ao nosso Brasil tão sofrido .Parabéns mesmo!
ResponderExcluir