Bancada do PRB presta homenagem à criação do Estado de Israel em Sessão Solene na Câmara dos deputados


Aconteceu nesta quarta-feira (20), no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, uma Sessão Solene em Homenagem à Data Nacional da Criação do Estado de Israel. Participaram da solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, o ministro conselheiro Lior Bem Dor, o presidente do PRB, Marcos Pereira, o senador Marcelo Crivella (PRB/RJ) e parlamentares de todos os partidos. 


Durante a sessão foram abordados temas acerca da importância histórica do país, que se consolidou em 67 anos, além do avanço tecnológico e da preservação das tradições culturais. O cantor Leonardo Gonçalves entoou o hino do país, intitulado “Yerushalayim Shel Zahav”, e a cantora israelense Varda Shalom, interpretou a canção Aleluia em hebraico. 


Deputado Jony Marcos (PRB/SE)
O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Israel, deputado Jony Marcos (PRB/SE), destacou a necessidade de intensificar as relações entre os países. “Temos muito a aprender e a contribuir com Israel. Não posso deixar de mencionar que a história do país é uma fonte inesgotável de aprendizado e de superação. A nação mostrou ao mundo como se constrói e conduz uma soberania plena, frente às adversidades físicas, socais e étnicas”, afirmou.

Presidente Marcos Pereira 
Marcos Pereira concordou e acrescentou que, além de exercer influência direta nas três maiores religiões do planeta (judaísmo, cristianismo e islamismo), Israel é uma grande potência em economia, segurança, tecnologia e educação. “Podemos e devemos aprender com Israel”, declarou o presidente do PRB.

Deputado Vinicius Carvalho (PRB/SP)
Recentemente, uma comitiva de deputados do PRB fez uma visita oficial ao Parlamento israelense (knesset), em Jerusalém. Segundo o deputado Vinicius Carvalho (PRB/SP), o secretário Geral do Partido Trabalhistas, deputado Yehiel Bar, e outros parlamentares judeus relataram que as autoridades palestinas, requereram à FIFA a exclusão de Israel da Associação.

"A FIFA é uma associação com mais países que a própria ONU. Num mundo em que as relações diplomáticas se estreitam em vários fóruns, excluir Israel, que aceita representantes de outros povos no seu parlamento, é uma contradição real com o princípio democrático das organizações internacionais. Dissemos ao deputado que iríamos fazer, no Parlamento Brasileiro, uma ação parlamentar contra a expulsão de Israel da FIFA. Encabeçados pela Deputada Rosangela Gomes, membro da Comissão de Relações Exteriores e pelo Deputado Márcio Marinho, Presidente da Comissão de Esporte desta Casa e, subscritos por outros parlamentares, foi apresentado um requerimento em conjunto com as duas Comissões pedindo que a FIFA rejeite o pedido da Palestina de expulsão de Israel", informou.

Já o deputado Carlos Gomes (PRB/RS) ressaltou a participação do embaixador brasileiro Oswaldo Aranha, que presidiu a sessão histórica da Assembleia Geral da ONU durante a votação que determinou a criação do estado de Israel. “As relações de amizades entre o Brasil e o povo judeu datam de muito tempo. Não podemos deixar de destacar o trabalho realizado por meio do nosso embaixador”, disse.

Senador Marcelo Crivella (PRB/RJ)
Em seu discurso, o senador republicando Marcelo Crivella (PRB/RJ) fez menção ao Holocausto, extermínio de judeus – liderado por Hitler - que se deu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). “Todos lembram quando o maior demagogo da história envenenou a Alemanha, que passava por uma dificuldade econômica, com as quimeras da vingança. Logo depois veio o fechamento do Parlamento, amordaçamento da imprensa, a submissão das Forças Armadas e a marcha da insanidade. Foram mortos seis milhões de judeus, sendo dois milhões, crianças. Nós, como brasileiros e democratas, devemos erguer a bandeira em defesa de Israel e do seu direito de existir como Nação”, defendeu Crivella.

Deputado Alan Rick (PRB/AC)
Para o deputado Alan Rick (PRB/AC), a solenidade é uma demonstração de que o Parlamento brasileiro reconhece a importância do estado e do povo de Israel para o mundo. “Não era para menos, afinal, os israelenses são protagonistas na arte, literatura, ciência, pesquisas e finanças. Uma referência para o mundo todo”.

O Embaixador Reda Mansour agradeceu a homenagem do Parlamento e destacou que a cooperação mútua irá fortalecer ainda mais as duas nações. Participaram, ainda, da solenidade, os deputados Márcio Marinho (PRB/BA), Ronaldo Martins (PRB/CE) e Roberto Alves (PRB/SP).

Por Fernanda Cunha e Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário