Lior Bem Dor destacou que boa parte das relações entre os países acontecem por meio de ações parlamentares e diplomáticas. “Nossa missão é abrir os caminhos para que as duas nações possam fazer intercâmbios culturais, tecnológicos e econômicos. A reinstalação do grupo de amizade e a visita ao Parlamento israelense já foi um bom começo”, afirmou o ministro.
Durante o encontro, a deputada Tia Eron (PRB/BA) lembrou-se de um projeto desenvolvido pelo senador Marcelo Crivella (PRB/RJ) que implantou a tecnologia de irrigação israelense, chamada de kibutzim, no Projeto Nova Canaã, em Irecê, Bahia. “Por muito tempo existiu um discurso político de que a seca nunca teria fim, que era um problema econômico. Mas foi com os israelenses, também vítimas de condições climáticas hostis, que aprendemos a tecnologia de irrigação dos Kibutzins e, hoje, 600 famílias conseguem viver com dignidade na Bahia”, destacou.
O deputado sergipano Jony Marcos (PRB/SE) ressaltou que essa relação será proveitosa para ambas as nações. “Temos um semiárido que é muito próximo do deserto de Israel. Precisamos aprender com vocês, sobretudo no que diz respeito a agricultura, pecuária e produção de energia. Esses são problemas cujas soluções Israel já domina bem e temos interesse em aprender”, acrescentou.
Também participaram da reunião os deputados André Abdon (AP), Carlos Gomes (RS), Cleber Verde (MA), Ronaldo Martins (CE) e Vinicius Carvalho (SP).
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário