Aprovado PL de Marinho que livra os consumidores dos contratos de fidelização

 Proposta altera Código de Defesa do Consumidor para proibir cláusulas contratuais que obriguem o consumidor a aceitar tais práticas
Adicionar legenda
O Projeto de Lei 1257/2011 de autoria do deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA) foi aprovado nesta quarta-feira (30), por unanimidade, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, fica proibido o estabelecimento de cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor, a estipulação de prazos mínimos de vigência, o pagamento de multas em casos de cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços e a comercialização de equipamentos tecnicamente modificados.

De acordo com o parlamentar, o poder público precisa coibir essas práticas. “Nosso dever, como legisladores e representantes do povo, é oferecer novas proposições que possam, por meio da lei, proteger os consumidores, evitando que eles sejam ludibriados pela parte mais forte nas relações de consumo”, argumentou.

Para o relator da matéria, Ângelo Agnolin, o mecanismo de fidelização garantiria que o consumidor se manterá pagando à operadora de celular, por exemplo, o valor da conta mínima pelo período previsto no contrato ou que ele pagará o valor da multa ao operador para sair da relação. “Em ambos os casos se garante para a operadora uma receita mínima do consumidor com ou sem a manutenção concreta da relação de consumo”, explicou o deputado ao apresentar seu relatório pela aprovação do projeto.

O projeto será apreciado, agora, pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. A data ainda não foi definida.

Texto: Mônica Donato
Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário