Aprovado projeto de Marcelo Crivella que concede incentivos para políticas de irrigação

Imagem: divulgação
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (09), o projeto de lei 5685/2013 de autoria do senador Marcelo Crivella, atual ministro da Pesca. O PL dispõe sobre a Politica Nacional de Irrigação e determina a adoção de taxas de juros diferenciadas para o financiamento de equipamentos de irrigação por gotejamento ou microaspersão.

O deputado republicano Márcio Marinho (BA), membro da comissão, avaliou o incentivo econômico como fundamental para a agricultura brasileira, já que vai estimular a utilização de sistemas de irrigação mais eficazes. “Ao incentivar novos métodos de irrigação, que levem ao consumo de pouca água, estaremos contribuindo para estimular o uso moderado e racional desse recurso escasso e também finito”, explicou o parlamentar.

Marinho explicou também que a irrigação por gotejamento e microaspersão pressupõe o uso de equipamentos especiais como sistema de filtragem, injetores de fertilizantes, mangueiras plásticas, microaspersores, dentre outros, que encarece muito esse método de irrigação. “Ele se apresenta como um dos mais eficientes, tanto para a agricultura quanto para o meio ambiente”, acrescentou.

A matéria seguiu para análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Texto: Mônica Donato 
Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário