Vitor Paulo critica ineficiência dos planos de saúde

Deputado Vitor Paulo 
O deputado republicano Vitor Paulo criticou, mais uma vez, a ineficiência dos planos de saúde, em pronunciamento na Câmara nesta sexta-feira (18). “O consumidor paga muito caro pelos serviços de plano de saúde e não tem uma contrapartida de qualidade. As reclamações são as mais diversas: cirurgias negadas, exames e consultas que não são marcadas, prontos-socorros lotados e demora no atendimento”, criticou.

O parlamentar apresentou dados de uma pesquisa publicada recentemente que mostra que 79% dos usuários de planos de saúde enfrentam problemas com o serviço. O mais grave, na avaliação do deputado é a dificuldade das pessoas com mais de 60 anos contratar um plano de saúde. “Infelizmente, os idosos são tratados com descaso pelas operadoras de planos de saúde. Entre as perguntas, já padronizadas, a idade não escapa. E, ao falar a idade, as respostas são sempre as mesmas: “nosso plano somente atende até 59 anos” ou então “está suspenso esse tipo de serviço” ou “ligue para nossa central”. Isso é um absurdo”, alertou Vitor Paulo.

O deputado destacou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar prevê multa de R$ 50 mil reais para os planos de saúde que não aceitarem os idosos. “É preciso que os usuários registrem as suas reclamações. Somente assim a fiscalização vai funcionar para valer”, disse.

Vitor Paulo informou que vai propor audiência pública para debater a funcionalidade dos planos de saúde, em especial, o tratamento que os idosos têm recebido. “Precisamos apurar a fundo o que os planos de saúde estão fazendo com as pessoas mais velhas. Temos o papel de fiscalizar, e essas seguradoras precisam prestar contas ao cidadão que paga tão caro por este serviço e às autoridades sobre o seu funcionamento”, acrescentou.

Texto: Laize Andrade
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário