Halum presta homenagem aos 45 anos dos Conselhos de Medicina Veterinária

Deputado César Halum 
Por solicitação do deputado republicano César Halum (PRB/TO), a Câmara realizou sessão solene em homenagem os 45 anos do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia. Dezenas de profissionais participaram da solenidade e representaram os 90 mil médicos veterinários em atividade no Brasil.

“Hoje, o Brasil teve a oportunidade de conhecer mais de perto a amplitude da profissão do médico veterinário, das mais de 50 atividades que ele desempenha”, afirmou Halum ao lembrar que uma das principais vitórias da categoria no Congresso foi a regulamentação do medicamento veterinário, – Lei 12.689/2012, mas que, infelizmente, ainda não foi colocada em prática. “Até hoje, os laboratórios insistem em não fabricá-los demonstrando grave insensibilidade e completo desinteresse pelos grandes benefícios que a Lei traz aos rebanhos brasileiros. Estou confiante e acredito que o Governo Brasileiro não permitirá que esta lei se torne inócua”, enfatizou.

Adicionar legenda
César Halum mencionou também outros projetos de sua autoria, que tem como objetivo baratear os preços dos medicamentos e melhorar o ambiente produtivo em seu todo. ”Apresentei projeto que cria as farmácias veterinárias populares do Brasil, e este já teve sinal positivo da Casa Civil. Agora estou lutando pela implantação de hospitais públicos veterinários. Projetos como esses têm importância correspondente ao peso que a atividade pecuarista tem para a economia brasileira”, comparou.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade para prestigiar a classe, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda. Ele destaca que o órgão tem intensificado seu trabalho para reforçar a necessidade de constante qualificação dos profissionais da área. “Essa formação tem que ser feita com pós-graduação e nós temos trabalhado nesse sentido para oferecer à sociedade brasileira profissionais amplamente capacitados e gabaritados”.

Adicionar legenda
Como membro fundador e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais, César Halum, defendeu as recentes ações dos ativistas. “Levantamo-nos corajosamente como ativistas de nossa bandeira, todavia, sem jamais ter complacência com atitudes baderneiras e de desordem institucional”, asseverou.

Além do Conselho Federal, todos os presidentes dos conselhos regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil estiveram presentes, assim como, a Academia Brasileira e a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, o Ministério da Agricultura e da Pesca e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Texto: Vinícius Rocha
Edição: Ascom PRB
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário