Câmara aprova projeto de Cleber Verde que cria Grupo Parlamentar Brasil-Catar



O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (17), o Projeto de Resolução 218/2013, de autoria do deputado Cleber Verde (PRB/MA), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Catar. Composto por membros do Congresso Nacional, o Grupo ficará responsável pelo serviço de cooperação interparlamentar entre os dois países.

Na avaliação de Cleber Verde, a influência do Catar no “Mundo Árabe” ajuda sobremaneira o Brasil nas relações de bloco entre a Liga Árabe e o Mercosul. “O Catar é um importante parceiro comercial, político e diplomático do Brasil, mas ainda não possui um interlocutor oficial no Congresso Nacional Brasileiro. O Grupo vai estimular contatos e trocas de experiências em diversas áreas, induzindo e acelerando relações que possam ser benéficas para ambas as nações”, explicou.

O deputado informou também que ao sediar a Copa do Mundo em 2022, o Catar tenderá a se aproximar ainda mais dos países ocidentais e de sua cultura. “Nesse contexto, o Brasil também poderá contribuir para a aproximação sinérgica entre continentes”, acrescentou Cleber Verde. 

Texto: Mônica Donato
Foto: Gustavo Lima (Agência Câmara)



Nenhum comentário:

Postar um comentário