No Dia da Pessoa com Deficiência, deputado Bulhões lembra desafios do segmento

Foto: Jessé Vieira
Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Antônio Bulhões (SP) chamou a atenção para os problemas e obstáculos que a pessoa com deficiência física ainda enfrenta no Brasil. “Temos uma das melhores legislações do mundo, mas o descumprimento de seus dispositivos é corriqueiro e inclui desde estacionamento irregular em vagas especiais até xingamentos e atitudes de desrespeito de toda a ordem”, lembrou o parlamentar republicano.
Bulhões lembrou as inúmeras barreiras físicas que cerceiam o direito de ir e vir das pessoas com necessidades especiais e as inadequações dos sistemas de educação e de saúde. “Precisamos ainda ampliar a oferta de oportunidades no mercado de trabalho e o acesso ao lazer, a cultura e ao esporte, necessitando, para isso, de uma mudança nas atitudes de todos”, frisou.
Em seu pronunciamento, Bulhões falou sobre as mudanças pelas quais passaram as denominações desse grupo de pessoas, desde quando eram vistas como incapazes, até a atual fase, que as vê como pessoas com deficiências, mas não impossibilidades. “Devemos ir mais longe do que nos discursos. Só dessa forma poderemos assegurar a cidadania de fato a cerca de 10 milhões de pessoas com deficiências físicas e, não custa lembrar, a mais 15 milhões de brasileiros com outros tipos de deficiência”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário