Rosangela Gomes promove encontro do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Países Caribenhos

Integração de estrangeiros e o 2° Fórum de Parlamentares da América Latina e Caribe sobre Pesca e Aquicultura foram temas debatidos 

Aconteceu nesta quarta-feira (26), na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados (SECOM), mais um encontro do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Países Caribenhos. Liderada pela deputada Rosangela Gomes (PRB/RJ), a reunião contou com a participação de representantes das embaixadas de Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana e Suriname. Também estiveram presentes o deputado Cleber Verde (PRB/MA) e a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Um dos assuntos abordados na reunião foi a situação dos refugiados no Brasil. Rosangela Gomes acredita que a partir do idioma é possível promover uma integração. “Conheci um haitiano refugiado em Santa Catarina que fala cinco idiomas. Levando em consideração que o mercado internacional cresce cada vez mais no Brasil, por meio de eventos esportivos e culturais, acredito que promover aulas de idiomas para jovens carentes seria uma ótima oportunidade de impulsionar o nosso crescimento, além de facilitar a integração profissional desses estrangeiros”, defendeu a republicana.

Jô Moraes frisou a importância desses encontros. “Ter essa visão para além dos muros da Câmara e das fronteiras do Brasil ajuda a criar um clima de cooperação internacional”. A afirmação foi reforçada pelo embaixador de Suriname, Marlon Faisal, que demonstrou disposição em interagir com o grupo parlamentar. “Estamos prontos para trabalhar juntos e cooperar no que for possível", disse.

 2º Fórum de Parlamentares da América Latina e Caribe sobre Pesca e Aquicultura

O deputado Cleber Verder, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura e secretário de Comunicação da Câmara, aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem do 2º Fórum de Parlamentares da América Latina e Caribe sobre Pesca e Aquicultura, que acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro deste ano. O fórum, que teve a primeira edição na Cidade do México, no México, é organizado pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) e tem o objetivo de promover o diálogo entre os poderes legislativos dos países como forma de incentivar o desenvolvimento de políticas públicas.

“Esperamos fomentar a produção e o consumo, entre outros, do peixe. É necessário viabilizar o acesso das famílias do mundo inteiro a esse alimento tão nutritivo”, acrescentou o deputado Cleber Verde.

O embaixador Alejandro Zarzuela demonstrou interesse em participar do fórum. Segundo ele, é requisito da política externa da República Dominicana a interação com o parlamento dos países nos quais tem representação diplomática. “Acreditamos que iniciativas como estas podem render bons frutos. Para nós, esse tipo de aproximação é uma obrigação do estado. É uma forma de fazer com que as relações não fiquem apenas entre os parlamentos e as sedes de embaixadas”, finalizou.

Por: Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário