Ministro israelense cumprimenta Roberto Sales por relatoria do acordo que viabiliza coproduções cinematográficas entre Brasil e Israel


O deputado Roberto Sales (PRB/RJ), membro do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (6), o ministro da Embaixada de Israel, Lior Ben Dor. O diplomata veio agradecer o empenho do republicano para viabilizar o Acordo de Coprodução Cinematográfica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel.

Designado relator da proposição que deverá ratificar o importante instrumento de cooperação entre os países, Sales destaca que o objetivo é promover o intercâmbio cultural entre as nações, a captação de recursos e a diminuição da informalidade no meio artístico.

"A realização de coproduções cinematográficas internacionais representa um sinal de maturidade do cinema brasileiro e uma maneira de fomentar a produção nacional de filmes independentes. Israel é um país que conseguiu se superar e ser referência tecnológica em várias frentes. Algo incrível que nos encanta e inspira a lutar para viabilizar as produções culturais entre ambas as nações", afirma o republicano.

Sales destaca, ainda, que os filmes produzidos por essa parceria terão dupla nacionalidade, podendo usufruir dos benefícios da legislação dos dois países. A regra se aplica desde que a nação minoritária contribua com ao menos 20% do aporte financeiro do projeto, proporção esta que deve ser estendida à contribuição artística e técnica.

O ministro informou que o novo embaixador, Dani Dayan, vai ter muito interesse em acompanhar os andamentos do acordo e ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre as nações. “O acordo representa uma oportunidade ímpar. Agradecemos o apoio do deputado Roberto e colocamo-nos à disposição”, acrescentou Lior Ben Dor.

Saiba mais 

Na última semana, o parlamentar esteve em audiência com o diretor- presidente da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Manoel Rangel, que considera o acordo Brasil-Israel da maior importância por abrir possibilidades de coproduções multilaterais, tendo em vista a forte atuação de Israel em trabalhos desse tipo no mundo inteiro.

Por Mônica Donato e Socorro Araújo 
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário