O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), participou do lançamento de uma exposição sobre a liberdade de imprensa e contra a censura, nesta terça-feira (11). O evento organizado pela Frente Parlamentar da Comunicação tem como objetivo chamar atenção para o preceito constitucional da liberdade de manifestação.
Durante a abertura, Cleber Verde defendeu a imprensa livre como pilar da democracia. “A democracia é feita por um parlamento forte e a liberdade de imprensa. Temos que defender o que a Constituição de 1988 trouxe, que é garantir a liberdade de imprensa de forma plena, para que possamos consolidar a democracia em nosso País”, defendeu.
No painel instalado em uma das entradas da Câmara, um vídeo passa mensagens de personalidades mundiais, como Dalai Lama e ministros do Supremo Tribunal Federal. O painel é uma parceria da Frente com o Instituto Palavra Aberta, e a iniciativa tem o apoio da Câmara dos Deputados.
Saiba mais
Segundo levantamento da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, há 191 projetos que buscam colocar limites, regulação ou classificação da mídia ou de produtos. Os deputados da frente, assim como o Instituto Palavra Aberta, são contrários a essas propostas.
Para a presidente do instituto, Patricia Blanco, a ideia é reforçar a defesa contra a censura. “O que começa como uma regulação de mídia representa a restrição do acesso à informação”, defendeu.
O painel em defesa da liberdade de imprensa está exposto na entrada do Anexo 2 da Câmara, conhecido como Espaço Mário Covas.
Por Mônica Donato com informações da Agência Câmara
Fotos: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Nenhum comentário:
Postar um comentário