‘Respeite os mais Velhos’


No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. Para festejar a data será lançada em Brasília, a Campanha Nacional ‘Respeite os mais Velhos’ cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a incidência da violência praticada contra os idosos. A iniciativa é do deputado federal Vitor Paulo (PRB), que também é o presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso na Câmara dos Deputados.

O parlamentar alerta que muitas vezes, fragilizados, os idosos acabam tolerando a violência, ou, simplesmente, não têm condições de se defender. “Infelizmente, o respeito aos mais velhos parece ter se tornado algo fora de moda. Por isso, estamos lançando esta campanha para conscientizar as pessoas e coibir tal prática”, explicou.

Vitor Paulo lembra, ainda, que a violência contra os idosos têm aumentado. No Disque 100 (Disque Direitos Humanos), de janeiro a novembro de 2012, houve um crescimento de mais de 200% de registros no módulo idosos, em relação ao mesmo período de 2011. Entre os atendimentos a idosos, desde o ano de implantação (2011), os principais tipos de violação denunciados foram 68,7% por negligência, 59,3% de violência psicológica, 40,1% de abuso financeiro, econômico e violência patrimonial, e 34% de violência física.

“O envelhecimento é bom, é um sinal de que as pessoas estão vivendo mais e com qualidade de vida. Porém, o Brasil precisa se preparar melhor para esta mudança, afinal, será a sexta nação em contingente de pessoas com mais de 60 anos até 2025, segundo estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, alertou o deputado.

Na avaliação do parlamentar, é necessário mudar hábitos culturais, para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da valorização aos idosos. “Infelizmente, a classe dos idosos ainda é pouco favorecida. É imprescindível resgatar valores culturais, que foram esquecidos, como pedir a bênção ao pai, por exemplo. O respeito deve começar dentro de casa”, acrescentou.

Texto: Laize de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário