Deputado Oliveira Filho (PRB/PR) |
“Há anos que o tema da educação permanece na agenda pública e na política do país. Há anos que todos acreditam que a solução do Brasil passa pela educação. Se os fatores tempo e os políticos convergem, por que os índices da educação brasileira não melhoram?”, questionou o deputado Oliveira Filho (PRB/PR) na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (12).
Na avaliação do parlamentar, a educação em tempo integral é mais eficiente do que a que temos hoje. “Reportagem do jornal Estado de S.Paulo mostra que a maioria dos beneficiados com a educação integral são pessoas com menos condições socioeconômicas. Ter mais aulas é mais eficiente do que ter menos. No entanto, para ter eficácia teria que ser constatada que os menos favorecidos tiveram melhor desempenho do que os estudantes de turno tradicional”, explicou.
Para o deputado eficiência e eficácia precisam andar juntas. “Eficiência seria realizar um trabalho correto; eficácia, um trabalho que atinja totalmente os resultados. Se o certo for ficar o dia todo na escola, mesmo assim podemos não alcançar os resultados. Educação é resultado. Educação é eficácia”, acrescentou.
Segundo Oliveira, a população pede educação de qualidade e o ideal seria que a escola de tempo integral fosse combinada com uma metodologia correta que ensinasse bem português e matemática. “As famílias de baixa condição socioeconômica querem que os seus filhos terminem o primeiro ciclo alfabetizados. Compreender o que um texto quer dizer é o primeiro passo para as crianças entenderem a abstração da matemática, a lógica da física e a beleza da biologia”, acrescentou o deputado.
Na avaliação do parlamentar, a educação em tempo integral é mais eficiente do que a que temos hoje. “Reportagem do jornal Estado de S.Paulo mostra que a maioria dos beneficiados com a educação integral são pessoas com menos condições socioeconômicas. Ter mais aulas é mais eficiente do que ter menos. No entanto, para ter eficácia teria que ser constatada que os menos favorecidos tiveram melhor desempenho do que os estudantes de turno tradicional”, explicou.
Para o deputado eficiência e eficácia precisam andar juntas. “Eficiência seria realizar um trabalho correto; eficácia, um trabalho que atinja totalmente os resultados. Se o certo for ficar o dia todo na escola, mesmo assim podemos não alcançar os resultados. Educação é resultado. Educação é eficácia”, acrescentou.
Segundo Oliveira, a população pede educação de qualidade e o ideal seria que a escola de tempo integral fosse combinada com uma metodologia correta que ensinasse bem português e matemática. “As famílias de baixa condição socioeconômica querem que os seus filhos terminem o primeiro ciclo alfabetizados. Compreender o que um texto quer dizer é o primeiro passo para as crianças entenderem a abstração da matemática, a lógica da física e a beleza da biologia”, acrescentou o deputado.
Texto: Mônica Donato
Foto: Luís Macedo
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