Marinho destaca criação de universidades na Bahia

Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória, Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas serão beneficiadas
Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, Dilma Rousseff e Márcio Marinho (PRB/BA)
A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem (5) as leis que criam quatro universidades federais: a federal do sul da Bahia (UFESBA), do oeste da Bahia (UFOB), do sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA) e do Cariri, no Ceará (UFCA). De acordo com o governo, as quatro universidades juntas vão ofertar 145 cursos e poderão atender 38 mil alunos. 

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA) esteve presente na cerimônia que contou com a presença do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (Vane do Renascer) e dos governadores da Bahia, Jaques Wagner e do Ceará, Cid Gomes. Para Marinho, é necessário alterar o atual quadro social de Itabuna e garantir ao cidadão uma perspectiva maior de qualificação. “A criação de universidades na Bahia veio em boa hora, sobretudo para a cidade de Itabuna cuja população de 206 mil habitantes, conta hoje, com 94 mil são miseráveis", explicou.

Durante a solenidade, a presidenta Dilma afirmou que é necessário buscar alternativas para transformar a diversidade em fator de crescimento, desenvolvimento, distribuição de renda e prosperidade para o país. “A inexistência de um processo educacional nos lugares mais recônditos do país é uma forma de discriminação, sem sombra de dúvida. Hoje nós temos pelo menos um campus de universidade em 275 municípios. Esses 275 municípios respondem por uma parte significativa da população brasileira. Isso não significa que devemos parar por aqui. O processo de interiorização vai continuar", disse.

Na Bahia, serão duas instituições. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) terá uma sede em Barreiras, além de campi em Bom Jesus da Lapa, Barra e Santa Maria da Vitória. A Ufob oferecerá 35 cursos e terá capacidade de receber 7,9 mil estudantes, de acordo com o ministro.

A outra instituição baiana será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que terá 36 cursos a 11,1 mil estudantes. A sede será em Itabuna e haverá campi em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas. Vane do Renascer, prefeito eleito pelo PRB da Bahia, considerou a ação um marco para o progresso da população itabunense.

Texto: Jamile Cerqueira com informações do G1
Fotos: Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário