Instrumentadores cirúrgicos buscam apoio para regulamentar a profissão


Deputado George Hilton (PRB/MG) recebe instrumentadores cirúrgicos na liderança do PRB  

O líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), autor do Projeto de Lei 642/2007 que regulamenta a profissão de instrumentador cirúrgico recebeu a presidente da Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicas (ANIC), Maria Laura Savietto, e profissionais da classe nesta quinta-feira (13). O grupo de profissionais de Alagoas, Sergipe e São Paulo busca apoio para transformar o projeto em lei.

De acordo com a presidente da ANIC, a classe de instrumentadores cirúrgicos no Brasil é grande e está unida. “Além dos profissionais especialistas, temos total apoio dos médicos para a regulamentação da profissão, pois eles reconhecem que precisam de profissionais qualificados para garantir o sucesso no trabalho deles. A regulamentação dará respaldo aos instrumentadores experientes e diminuirá o risco de infecções cirúrgicas tirando os amadores do mercado”, explicou.

O líder George Hilton considera preocupante a constatação de que existem vários profissionais sem especialização atuando nos hospitais. “O ambiente hospitalar, é por definição típico para o desenvolvimento das ações e promoção, proteção e recuperação da saúde. Dentro deste contexto, os instrumentadores cirúrgicos são os responsáveis nos procedimentos, pela qualidade e a segurança dos pacientes, diminuindo o risco de infecções hospitalares e maximizando o sucesso das intervenções cirúrgicas. Estas importantes atribuições, demandam a necessidade de um profissional com qualificação específica. Nada mais justo do que a premência da regulamentação”, acrescentou ao informar que vai buscar o apoio dos líderes para apreciação do projeto em plenário.

O projeto foi aprovado nas comissões de Seguridade Social e Família, de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário