SECA põe 89 municípios mineiros em emergência

George Hilton apresenta situação ao ministro da Integração Nacional
Deputado George Hilton, o ministro Fernando Bezerra e Marco Antonio do DNOCS -MG
Brasília, 29 de maio - A situação de emergência decretada pelos municípios do Norte de Minas por causa da seca levou o deputado George Hilton (PRB/MG) a abrir mão de parte dos recursos de uma emenda orçamentaria de sua autoria. A quantia será destinada ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para ajudar em ações emergências de combate à seca.

Em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o coordenador estadual do DNOCS em Minas Gerais, Marco Antonio Graça, o deputado disse ter recebido o apelo de vários prefeitos para ajudar a solucionar o problema.

“Sabemos do esforço do governo federal, em especial da Defesa Civil, para combater os problemas da seca em todo o Brasil, mas só em Minas Gerais têm 89 municípios em situação de emergência e não podemos ficar parados. Estamos com uma lista das regiões mais prejudicadas e, por isso, pedimos atenção especial para o pleito”, afirmou ao autorizar a destinação de recursos orçamentários de emendas individuais para o DNOCS.

Marco Antonio destacou o sofrimento das famílias no Norte de Minas pela falta de água e disse que o recurso será muito bem vindo para aquisição de equipamentos e perfuração de poços. “Quero agradecer ao deputado George Hilton pela sensibilidade de olhar pelo povo carente do Norte de Minas. Esse recurso será significativo o abastecimento de água da região”, afirmou o coordenador estadual do DNOCS em Minas.

Mais estiagem

De acordo com o jornal Estado de Minas, a situação pode piorar. A previsão segundo o meteorologista é de forte seca até outubro com estimativa de apenas três ou quatro frentes frias que poderão trazer chuviscos. Nos vales do Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri e Norte de Minas, algumas cidades vão ficar de 190 a 200 dias sem chuva.

Uma das cidades que mais sofre com o efeito da seca é Porteirinha, historicamente a localidade com menor volume de chuva em Minas, apenas 650 milímetros de média anual. O município já está em situação de emergência. Para se ter uma ideia, o maior volume registrado anualmente em Minas ocorre em Bocaína, Sul do estado, com 2.100 milímetros – três vezes mais que em Porteirinha.

Texto: Mônica Donato com informações do jornal Estado de Minas 
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário