Audiência discutiu problemas decorrentes da importação de camarão selvagem da Argentina |
“A pesca pode ser a redenção do país”, afirmou o deputado Cleber Verde (PRB/MA), presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura durante audiência pública na Comissão de Agricultura nesta terça-feira (14). O debate, que também contou com a participação do deputado Márcio Marinho (PRB/BA), discutiu as diretrizes operacionais de financiamento à Carcinicultura – criação de camarões em viveiro.
Cleber Verde destacou os desafios do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, recentemente lançado pelo governo federal, que tem como objetivo a ampliação das ações governamentais e o desenvolvimento sustentável para os pescadores.
“Em apenas quatro meses de plano, já identificamos avanço na facilidade de crédito para pequenos piscicultores, mas ainda há muito burocracia tanto para destravar as licenças ambientais pelo IBAMA, quanto para a concessão de créditos aos produtores, pelo Banco do Nordeste. Só resolvendo esses entraves, teremos condições de explorar todo o potencial que envolve a carcinicultura nos estados do Ceará, Maranhão e Bahia”, explicou Cleber Verde.
Na avaliação de Márcio Marinho, com a forte seca no Nordeste, há uma necessidade ainda maior de ajudar os pequenos produtores que encontram na pesca um meio de subsistência. “Os carcinicultores estão atentos aos gargalos do setor e precisam de apoio para desenvolver todo seu potencial. Aqui se discutiu o Código Florestal. Por que não trazer a questão do destravamento do licenciamento ambiental para esta comissão”, questionou Márcio Marinho ao afirmar que o ministro Crivella tem demonstrado enorme sensibilidade para sanar as dificuldades da pesca no Brasil.
Participaram do debate: o secretário-Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia da Rocha, o superintendente de Recuperação de Crédito do Banco do Nordeste do Brasil S.A – BNB, Edilson Silva Ferreira, o diretor-Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC, Itamar de Paiva Rocha, o presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra – ACCN, Livino Sales, o professor da Universidade Federal do Ceará, Hiran Farias Costa, e um representante do Departamento de Engenharia e Pesca da Universidade Estadual do Maranhão, Thales Passos de Andrade.
Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário