Deputado Antonio Bulhões sugere dispositivo de segurança para veículos de carga

Foto: divulgação
O parlamentar republicano Antonio Bulhões (SP) apresentou o Projeto de Lei 5528/2013 para tornar obrigatório o alarme de segurança em caminhões com caçamba-basculante. O objetivo da proposta é diminuir o número de acidentes de trânsito com veículos de carga sem o dispositivo de segurança. 

Na avaliação de Bulhões, a importância dos caminhões com caçamba-basculante para o desenvolvimento e a manutenção das grandes cidades é imprescindível. “Esses veículos de carga estão presentes na construção civil ou quando executam o árduo trabalho de coleta de lixo e entulhos. O problema se instala quando o motorista aciona o levantamento da caçamba para viabilizar seu uso e, depois, por alguma razão, se esquece de abaixá-la. Esse dispositivo de alarme visa alertar o condutor quando a caçamba-basculante estiver levantada” explicou.

O projeto altera a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro – para acrescentar inciso ao artigo 105 que enumera equipamentos obrigatórios para veículos, sem os quais a segurança das pessoas que neles transitam estaria seriamente comprometida.

O parlamentar ressaltou que a morte de um ciclista num acidente que aconteceu recentemente em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, quando um caminhão-caçamba arrancou a passarela de pedestres sobre a BR-050, reforçou a apresentação imediata do projeto.

Texto: Mônica Donato
Foto divulgada no jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário