Rosangela Gomes é contra a suspensão de Israel dos jogos da FIFA

Deputada solicitou, por meio de requerimento, que a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados manifeste apoio à permanência do país na federação

A deputada republicana Rosangela Gomes (PRB/RJ) defendeu a permanência de Israel nos jogos da Federação Internacional de Futebol (FIFA) durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional nesta quarta (17). A republicana apresentou o requerimento (52/2015) solicitando que a Comissão de Relações Exteriores, em conjunto com a Comissão de Esportes manifeste seu apoio à permanência de Israel na FIFA. A solicitação foi motivada em protesto ao pedido da Palestina para suspensão do país.

“Os conflitos envolvendo a Palestina e o Estado de Israel não podem ingressar no campo esportivo. O Brasil, com seu histórico na busca de soluções pacíficas para os conflitos mundiais, não pode ser conivente com esse pedido”, explicou. Segundo ela, ao fazer o pedido de expulsão das delegações israelenses dos jogos, o presidente da Associação de Futebol da Palestina, Jibril Rajoub, argumenta que as restrições de segurança feitas pelos israelenses estariam limitando não só a movimentação de jogadores palestinos, como times visitantes e até equipamentos.

Durante a reunião, a deputada Rosangela lembrou o ataque terrorista ocorrido em 1972, considerado a maior tragédia da história dos jogos que matou onze atletas e técnicos de Israel. “Nas nossas memórias está o assassinato de atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique, que tanto chocou o mundo. Atletas que foram para a competição com o sonho da vitória e que voltaram para casa para serem sepultados. Não podemos sepultar sonhos”, complementa a deputada.

A FIFA vem buscando um acordo entre as duas federações a fim de que o esporte não seja prejudicado pelos problemas políticos que envolvem as duas nações.

Por Fernanda Cunha e Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário