Projeto de Vinicius Carvalho aumenta pena para crimes cometidos contra professores



Por sugestão do professor de São José do Rio Preto, Marcos Cardozo, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB/SP) apresentou, na última segunda-feira (1º), o projeto de lei 1777/2015 que aumenta a pena para crimes de homicídio, lesão corporal e ameaça cometidos contra os professores. A proposta também eleva o tempo máximo de internação dos menores infratores que comentem atos de violência contra os educadores.

Defensor da redução da Maioridade Penal, Carvalho sugeriu a punição mais severa para os menores que cometem os crimes. "As estatísticas revelam que a violência é praticada principalmente por adolescentes dentro das escolas. Precisamos resguardar os direitos e a segurança dos nossos professores”, defende.

Segundo o republicano, a proposição também foi motivada pelas diversas notícias e denúncias de violência. “A sugestão do professor Marquinhos vem ao encontro dos anseios da sociedade, que tem assistido diariamente casos de violência. Além das péssimas condições de trabalho, nossos professores sofrem com a falta de segurança dentro e fora das escolas. Muitas vezes eles são coagidos no próprio ambiente de trabalho, prática abominável"justificou.

Violência nas escolas

Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.

Na enquete da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados – a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

Fonte: Ascom do Deputado Vinicius Carvalho com informações de Uol Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário