Roberto Sales quer garantir acompanhamento psicológico aos familiares dos doadores de órgãos


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 1.934/2015, de autoria do deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), que garante o acompanhamento psicológico prioritário ao cônjuge e aos familiares de doadores de órgãos. O republicano acredita que se as famílias recebessem maior atenção, eles se sentiriam mais confortáveis em decidir sobre o assunto.

Segundo o deputado, o projeto objetiva aumentar o número de doação de órgãos e reduzir as filas de espera. “A morte de um ente querido é um evento de difícil assimilação para as pessoas. É nesse contexto de sentimentos confusos e conflitantes, que o familiar tem de tomar a decisão acerca da doação de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano”, destaca Sales.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, em 2014, a taxa de não autorização familiar para a cirurgia, medida chamada de “taxa de negativa familiar”, foi de 46%. Em 2013, a o valor foi de 45%. “Nesses momentos extremos, tanto aquele que precede a autorização da retirada de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano, quanto àquele que sucede a doação, o acompanhamento psicológico dos familiares é fundamental”, conclui o republicano.

Texto: Socorro Araújo / Ascom deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário