Roberto Sales quer estimular a atividade de dessalinização da água do mar

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 1.799/2015, de autoria do deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), que estimula a atividade de dessalinização de águas salgadas. Segundo o republicano, é preciso adotar ações para reforçar a oferta de água e assegurar o abastecimento da população. 

“A dessalinização de água deve ser encarada como um seguro, que pode dar efetiva contribuição para evitar o caos no abastecimento na eventualidade de falta de chuvas por longo período de tempo”, explicou.

Roberto Sales destaca que o processo é uma alternativa para a utilização da água e é executado em vários países, a exemplo de Israel, onde 20% da água consumida nas residências tem origem na dessalinização de água do mar.

“No Brasil, essa prática é pouco utilizada, concentrando-se em pequenas unidades situadas na região do semiárido e em localidades isoladas, como, por exemplo, a ilha de Fernando de Noronha. Temos um enorme manancial de água salgada que pode ser explorada para o abastecimento e o que está faltando é incentivo e políticas públicas”, explicou Sales.

Texto: Socorro Araújo – Ascom deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário