Policiais lotam Nereu Ramos no Lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal


“Unidos somos mais fortes” afirmou o deputado Otoniel Lima (PRB/SP), nesta terça-feira (16), na instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação maciça de policiais federais de todos os estados do Brasil, parlamentares, membros do Ministério Público, policias civis e militares, bombeiros e líderes das associações de classe.

Otoniel lembrou que a Segurança Pública é um direito constitucional que o governo federal não tem conseguido garantir à população. “Muitas das reivindicações que levaram o povo às ruas nas manifestações são objeto de investigação da Policia Federal. Queremos a redução da violência e da criminalidade, a otimização dos recursos públicos e o combate à corrupção que absorve o dinheiro da educação e da saúde”, afirmou Otoniel.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Borges Leal, não basta apenas o reajuste salarial dos profissionais é preciso melhorar a infraestrutura do órgão. “Essa iniciativa do deputado Otoniel Lima de criar a Frente é muito importante para que nós possamos trazer a discussão para o Congresso Nacional como, por exemplo, a falta de efetivo, o assédio moral sofrido pelos policiais, a evasão de colegas por falta de reconhecimento profissional e defasagem salarial. Esses são apenas alguns dos temas que a Frente precisa discutir”, disse.

Apoio da Bancada do PRB

Segundo o líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), o objetivo dessa frente é dar celeridade à apreciação de propostas que tramitam na Câmara dos Deputados e vão ao encontro das necessidades dos policias. “É preciso lembrar que há uma demanda reprimida desses policiais federais. Não é de agora que o órgão vem sofrendo um desmonte, pois os investimentos estão sempre aquém. O grande patrimônio da Polícia Federal são os seus talentos. É preciso valorizar os profissionais e criar um plano de carreira que corresponda aos anseios da classe”, defendeu ao parabenizar a iniciativa do deputado Otoniel.

Para o deputado Márcio Marinho (PRB/BA), os policiais demonstraram força e organização na realização da marcha e na exigência de seus direitos. “Nenhum segmento da sociedade conquista algo importante sem objetivos claros e lutas constantes. Os policiais deram um show de cidadania e união hoje. Torço para que a frente consiga os objetivos desejados”, salientou.

Na avaliação de Cleber Verde, a falta de valorização na carreira policial, do ponto de vista estratégico, é um sério problema para o Estado e desestimula a participação de novos e antigos profissionais. “O fato de Otoniel Lima atuar como deputado, mas ser um policial, faz com que ele entenda com mais sensibilidade as dificuldades enfrentadas por esses profissionais”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário