Deputado Jhonatan de Jesus critica MP que instituiu o “Programa Mais Médicos” e apresenta emendas para corrigir injustiças

Deputado Jhonatan de Jesus (PRB/RR)
Da tribuna – Em discurso proferido no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (11), o deputado republicano Jhonatan de Jesus (RR) criticou a Medida Provisória 621/2013 que institui o “Programa Mais Médicos”. Segundo o parlamentar, recém formado em Medicina, a presidente Dilma Rousseff foi bem intencionada em querer melhorar a saúde do país, mas algumas mudanças anunciadas na MP prejudicam à classe médica brasileira, sobretudo os estudantes.

“Apresentei três emendas à MP para corrigir o que considero uma injustiça. A primeira, exige que todos os médicos estrangeiros façam a prova do REVALIDA, nada mais justo, pois os brasileiros já são submetidos. A segunda, retira do texto os dois anos a mais no curso. A terceira, institui que, nos dois anos de internato, os médicos passem a receber não uma bolsa, mas um salário,” defendeu.

Na avaliação do deputado, não basta aumentar o número de médicos é preciso investir em infraestrutura. “Não há como exercer a medicina sem que haja um espaço adequado, com componentes que possam levar à população uma assistência digna. O programa não deveria se chamar “Mais Médicos”, e sim, “Mais Estrutura Para que os Médicos Possam Trabalhar”. Quando nós falamos em médicos estrangeiros estamos falando em médicos que estão vindo de locais onde o aborto é permitido, onde a infraestrutura que eles têm é bem maior do que a nossa. Será que esses médicos estão sabendo da realidade que eles vão enfrentar aqui”, questionou.

Jhonatan lembrou que o Ministério da Educação criou o REVALIDA para melhorar a qualidade da saúde no Brasil e que todos os estudantes brasileiros terão que passar pela prova. “Se os médicos estrangeiros que estão vindo de Cuba, Espanha, Portugal, Inglaterra não precisarem passar pelo teste, estraremos cometendo uma injustiça enorme com os brasileiros", acrescentou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário