Eletrobras e Eletronorte são homenageadas na Câmara

Cleber Verde propôs a realização da Sessão Solene 
Diretor de Transmissão da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, o deputado Cleber Verde e o diretor-presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo 
O deputado republicano Cleber Verde (MA) destacou a importância do setor energético brasileiro, sobretudo das hidrelétricas, durante sessão solene, nesta segunda-feira (8), em homenagem aos 51 anos de criação das Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras – e aos 40 anos de criação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte. O parlamentar destacou os mais de 15 milhões de amazônidas que são beneficiados pela empresa. 

“Criada em 1973, a Eletronorte é uma concessionária de serviço público e funciona como subsidiária da Eletrobrás. Sua atribuição é gerar e fornecer energia elétrica a nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Adicionalmente, fornece energia a compradores das demais regiões do país por meio Sistema Interligado Nacional (SIN)”, explicou.

O diretor-presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, estendeu a homenagem a todos os funcionários da empresa. “Foram muitos os desafios e conquistas ao longo desses 40 anos, sobretudo numa região com uma biodiversidade imensa. Essa realidade exigiu muito empenho dos nossos pioneiros, mas conseguimos levar energia do Norte para o Sul, o Sudeste e o Nordeste”, avaliou.

Cleber Verde salientou que mais de 15 milhões de amazônidas e residentes nos diversos estados cobertos pela Eletronorte se beneficiam da energia elétrica gerada pelas hidrelétricas de Tucuruí (PA), a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo, Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA) – e também pelos parques termelétricos. A potência total instalada é de mais de 9.000 megawatts e os sistemas de transmissão contam com mais de 9.800 quilômetros de linhas.

O diretor de Transmissão da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, representando o presidente, José da Costa, falou do momento de transformação que a empresa está passando. “Neste momento vivenciamos o grande desafio que é a interligação de Rondônia e Acre até São Paulo. Também estamos ligando Manaus ao sistema interligado de Tucuruí numa linha de 1800 km que cruza o Amazonas com torres de 200m de altura”, disse.

O deputado Cleber Verde encerrou a solenidade reverenciando os 3.800 funcionários da Eletronorte que desenvolvem ações direcionadas à inserção social das comunidades amazônicas. “A Eletronorte, atualmente, detém incomensurável conhecimento em vários segmentos, como: florestas, rios e povos da Região. Desenvolve ainda pesquisas científicas e trabalha com a educação e cultura local. Todos os programas e ações existentes são orientados pelas diretrizes da Eletrobrás e das políticas públicas promovidas pelo Ministério de Minas e Energia”, acrescentou.

Estiveram presentes na sessão, o diretor geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica CEPEL da Eletrobras, Albert Cordeiro Geber de Mello e o assessor da Diretoria Técnica de Itaipu, Carlos Alberto Knakiewicz, representando o presidente da Itaipu Binacional, Sr. Jorge Miguel Samek.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário