Oliveira Filho participa de homenagem aos 40 anos da Embrapa

Sessão Solene na Câmara dos Deputados contou com a presença de vários parlamentares do PRB
Brasília - Em Sessão Solene alusiva aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o deputado Oliveira Filho (PRB/PR) destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição que emprega mais de 9 mil funcionários e possui 47 unidades em território nacional.

Para o parlamentar, a Embrapa endereça o Brasil ao primeiro plano das pesquisas agropecuárias, bem como a um vantajoso cenário produtor e exportador. “Em Cruz das Almas, Cascavel (PR), a Embrapa desenvolveu uma variedade de banana prata resistente a sigatoka-amarela e ao mal do Panamá. Essa nova variedade evitou uma possível dizimação da espécie, tal qual ocorreu com a banana-maçã, que era popular na década de 1950 e 1960 e teve a sua produção drasticamente reduzida no mercado devido às doenças, em especial ao mal-do-panamá”, exemplificou.

Na avaliação do deputado, a expertise adquirida pela empresa no desenvolvimento da tecnologia em agricultura tropical possibilitou a exportação para países da América Latina, Caribe, África e Timor-Leste.

Por fim, o deputado concluiu dizendo que todos se congratulavam com a abnegação de seus pesquisadores, técnicos e funcionários, assim como com a direção da Embrapa pelo denodo e impactos positivos na sociedade nacional e internacional.

Texto: Mônica Donato
Foto: Nilson Bastian

Nenhum comentário:

Postar um comentário