Centro de referência combate doença que atinge 8% da população negra do País
Deputado Márcio Marinho (PRB/BA) |
Em seu pronunciamento, o republicano elogiou a iniciativa do prefeito e lembrou que a doença, desconhecida por muitos, é fatal. “A anemia falciforme diminui a expectativa de vida de homens e mulheres negros, assim, deve ser tratada urgentemente com a devida atenção, sobretudo, pelo fato dela acometer apenas a população afrodescendente, maioria da população no estado da Bahia”, ponderou.
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8017/10, de autoria do deputado Marinho, que possibilita o saque do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo trabalhador ou dependente que tiver anemia falciforme. A proposta altera a Lei 8.036/90, que instituiu o fundo.
Anemia
A anemia falciforme é hereditária e caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que se tornam parecidos com foices. Essas células têm suas membranas alteradas e rompem-se mais facilmente, causando a anemia. Segundo dados da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP) citados pelo parlamentar, a doença atinge 1 em cada 1000 crianças nascidas. Em alguns estados brasileiros, como a Bahia, a doença chega a atingir 1 em cada 500 recém-nascidos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Texto: Jamile Cerqueira e Mônica Donato com informações Agência Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário