Márcio Marinho quer debater produção brasileira de cacau em audiência pública

Brasília, 03 de abril – O deputado Márcio Marinho (PRB/BA) apresentou requerimento para realização de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) com o objetivo de esclarecer questões relativas à produção brasileira de cacau e suas consequências para a economia e o produtor rural.

Segundo o parlamentar, a produção do fruto no Brasil vem sofrendo drástica redução após a chegada da praga “Vassoura de Bruxa” que tem atingindo áreas produtivas do Estado da Bahia. “Com o aumento da demanda, tanto interna quanto externa, e baixa produtividade, tem-se recorrido a frequentes importações da castanha do cacau por meio do sistema drawback. Esse fato, além de contribuir para o aumento do desemprego no campo, também põe em risco a nossa lavoura cacaueira, que pode ser contaminada com pragas vindas em carregamento de outros países”, explicou.

O deputado também considera importante a discussão dos aspectos relativos à capacidade de armazenagem e a inclusão do cacau na política de preços mínimos do governo federal.

Para o debate foram convidados: o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ênio Antônio Marques Pereira; o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, Cósam de Carvalho Coutinho; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau, do MAPA, Sr. Durval Libanio Netto Mello; o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; representantes da EMBRAPA/Cacau; o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, Juvenal Maynart Cunha, o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Carlos Prado e o presidente da Associação dos Produtores de Cacau do Estado da Bahia, Guilherme Galvão.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário