Projeto de Vitor Paulo garante às mulheres percentual de 20% das vagas em empresas de vigilância



O deputado republicano Vitor Paulo apresentou o Projeto de Lei 7244/14 que acrescenta o percentual mínimo de 20% das vagas em estabelecimentos financeiros, empresas de vigilância e transporte de valor para as mulheres. De acordo com o autor, o projeto visa otimizar a inserção feminina no mercado de trabalho.

“Muito já se discutiu e ações foram efetivadas a fim de garantir uma situação mais justa na equalização das oportunidades nesse campo, como por exemplo, a iniciativa das Forças Armadas e das Polícias Militares que há alguns anos inclui efetivo feminino em suas corporações. Contudo esse cenário positivo não eliminou a histórica desigualdade nas oportunidades de inserção ocupacional entre homens e mulheres”, argumenta o deputado.

Segundo o deputado, a segurança privada e de vigilância é um dos maiores e mais lucrativos segmentos da economia do país, mesmo assim se observa que ainda existe uma imagem que esse segmento está atrelado à figura masculina onde persiste uma hierarquia de gênero, avaliando que a presença feminina pode fragilizar alguns postos de trabalho. “Mediante esse quadro, que se apresenta desfavorável a inserção feminina no mercado de trabalho, considero de extrema importância que essa Casa promova o debate desse tema”, acrescentou.

Por Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário