Parlamentares das Américas apoiam inclusão de pescado na merenda escolar

Cleber Verde defende criação de linhas de financiamento para pesca e aquicultura


Após dois dias de debates na Câmara dos Deputados, em Brasília, deputados e senadores do Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana, Bolívia e Paraguai decidiram somar esforços para incluir o produção pesqueira de pescadores artesanais e pequenos criatórios nos programas de alimentação escolar dos respectivos países, associado a esquemas de compras públicas e aprovar leis que assegurem proteção social e renda mensal nos períodos de reprodução das espécies ou de crise econômica.

Em documento público firmado ao final do 2º Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, os congressistas se propõem ainda a trabalhar para incluir os setores da pesca e aquicultura nos estudos de vulnerabilidade sobre os efeitos das mudanças climáticas, a fim de buscar sua adaptação a adversidades.

“Avançamos quanto à necessidade de incluir os produtos da pesca e dos criatórios na merenda escolar de todos os países, como forma de expandir o mercado consumidor de peixes, camarões e mariscos e criar linhas de financiamento para o desenvolvimento dessas atividades”- afirmou o deputado Cleber Verde, presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Pescae e coordenador do evento internacional.

A pesca e a aquicultura são atividades econômicas e de grande impacto social na América Latina e Caribe, por empregar grande número de famílias e por sua importância na produção de alimentos de qualidade. Daí a decisão dos representantes de todos os países no sentido de propor a elaboração de leis e políticas públicas para seu fortalecimento e sustentabilidade, registra a Carta Declaratória do encontro.

O Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura teve o apoio do governo do Estado do Maranhão e da ONU. Ao seu encerramento, os deputados e senadores visitantes assistiram a uma apresentação do grupo folclórico Boi de Axixá, no salão negro do Congresso Nacional, e visitaram exposição fotográfica sobre os ecossistemas aquáticos daquele Estado, nas dependências da Câmara dos Deputados.

Por Sérgio Chacon (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário