Bulhões alerta: sem medidas drásticas, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025


“O alto preço pago pelo excesso de alimentação tem prejudicado cada vez mais pessoas no Brasil. A conta também custa caro para o Sistema Único de Saúde que despendeu quase quinhentos milhões de reais com intervenções médico-hospitalares em cidadãos com algum grau de obesidade só no ano de 2011”. A avaliação é do deputado republicano Antonio Bulhões que chamou a atenção para o problema em pronunciamento realizado na Câmara, nesta quarta-feira (27).

De acordo com o parlamentar é fato que o quantitativo de pessoas mal nutridas no planeta não tem aumentado, mas tão grave quanto a falta é o excesso de alimentos. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade como a epidemia deste século e afirma que, sem medidas drásticas, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025”, afirmou.

Bulhões destacou que no Brasil estima-se que mais de 65 milhões de pessoas estão com excesso de peso, e dez milhões são considerados obesos. “Sem distinção de idade ou classe social, os números apenas crescem. Enquanto em 2006, 42,7% da população estava com sobrepeso, em 2011, o percentual já era de 48,5%. Como se vê, não se trata de simplesmente opor pessoas magras e gordas, como se apenas questão de estética fosse. Na verdade, a obesidade é de etiologia multifatorial e possui consequências graves”, alertou.

Texto: Mônica Donato
Foto: divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário