Pinato propõe redução de impostos para empresas que investirem em capacitação de funcionários


O deputado republicano Fausto Pinato (PRB/SP) quer incentivar a capacitação de mão de obra nas comunidades. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 375/2015 que permite a dedução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica das despesas incididas com capacitação de mão de obra contratada na comunidade residente no local do empreendimento.

Segundo o deputado, a falta de investimentos em qualificação dos funcionários resulta em prejuízo para as empresas. “A qualidade dos recursos humanos é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso de uma empresa. Apesar disso, alguns empreendimentos contratam o funcionário pensando no baixo salário a ser pago. Essa política permite economia no curto prazo, mas implica, em médio prazo, o aumento de custos por causa de baixa produtividade, falta de qualidade e ausência ao trabalho”, explica.

Pinato destaca que o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação. “Até uma empresa pequena deve estabelecer um processo de recrutamento, seleção e capacitação dos funcionários com mais cuidado do que geralmente se faz. Encontrar mão de obra qualificada tem sido um problema para as empresas brasileiras nos últimos anos”, afirma o republicano.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em outubro de 2013, o problema pode agravar-se em caso de crescimento da economia do país. “Desde o fim de 2010, a indústria não cresce e, ainda assim, os empresários têm dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados. À medida que a indústria voltar a crescer, o problema vai se acirrar”, disse o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, responsável pelo levantamento.

“A falta de capacitação de mão de obra contratada compromete o desenvolvimento das atividades empresariais e eleva os custos de fabricação dos produtos. Para diminuir o prejuízo dessa deficiência, proponho a dedução do IR dos valores gastos com a capacitação de funcionários, visando colaborar para a diminuição dos custos de produção e para a qualificação da mão de obra brasileira”, acrescentou o deputado.

Por Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário