Vitor Paulo participa de cerimônia pelo Dia Internacional da Síndrome de Down


Na manhã desta quarta-feira (21/03), o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) participou de uma cerimônia promovida pelo Congresso Nacional para celebrar o “Dia Internacional da Síndrome de Down”. “Este evento é muito importante para conscientizar a sociedade, abolir o preconceito e mostrar que os portadores de necessidades especiais, como a Síndrome de Down, são pessoas normais”, enfatiza.

O republicano alerta que o maior problema da Síndrome de Down é o preconceito. “Para mudar este quando é preciso avançar, romper barreiras e criar espaços para que possam trabalhar, constituir família e estudar”, acredita.

Durante a cerimônia, foi aberta a consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down que estabelecerá procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde. Além disso, foi lançado o portal Movimento Down com o objetivo de ser a referência para todos os que buscam informação, orientação e um espaço de discussão sobre a Síndrome de Down. Houve, ainda, a divulgação de ações concretas do governo direcionadas à pessoa com Síndrome de Down e homenagens a projetos bem sucedidos, realizados pelo poder público e por associações civis relacionados ao tema.

O evento foi realizado no Salão Negro do Congresso Nacional e contou com a presença do presidente do Congresso, José Sarney, e dos responsáveis pela iniciativa, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado federal Romário (PSB-RJ). Também participaram da cerimônia a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Data comemorativa

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela “Down Syndrome International” como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21, em inglês), uma alusão à trissomia do cromossomo 21, responsável pela síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário