Bulhões pede urgência em investimentos no esporte


Em discurso proferido em homenagem ao Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, o líder da bancada republicana na Câmara Federal, deputado Antônio Bulhões, enfatizou a urgência de investimentos no esporte comunitário, “aí incluídas as obras de infraestrutura esportiva, especialmente nas áreas de maior risco social”. Bulhões destacou a necessidade de a prática esportiva ser parte integrante da educação infantil e juvenil, “uma vez que influencia, de modo definitivo, não apenas a construção de um corpo sadio, mas também a formação do caráter e a capacidade de socialização”.

Para o líder republicano, o esporte tem capacidade de potencializar experiências cruciais na vida humana, presentes na superação de desafios. “Não será exagero afirmar que o esporte, com seu conjunto de regras e convenções tem função eminentemente pedagógica, no sentido da indução à disciplina e ao respeito à ética, além de ser um aspecto integrante e significativo da cultura de uma nação”.

Bulhões lembrou que muito da identidade brasileira se manifesta na paixão pelo futebol e se enriqueceu com a adesão a novas modalidades esportivas, como o vôlei e o basquetebol, “práticas essas que, graças ao bom desempenho em torneios mundiais, têm sido fatores de reconhecimento internacional, colaborando na autoimagem do povo e na visão que dele se tem no exterior”.

O líder do PRB advertiu, contudo, que às vésperas da próxima Copa do Mundo e com a aproximação das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a importância do esporte como vetor de desenvolvimento fica ainda mais evidente. “Não podemos desperdiçar a ocasião de intensificar os investimentos nas categorias de base e assim formar as futuras gerações de atletas”.

O deputado concluiu homenageando todos os atletas brasileiros, “de todas as gerações, que lutaram e venceram desafios para o esporte e para o Brasil”, citando diversos nomes como o dos esportistas Pelé , Nilton Santos, Zico, Éder Jofre, Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Popó, Hortência, Paula, César Cielo, Maurenn Maggi, Giba, Fabiana Murer, Daiane dos Santos, ”entre tantos que fizeram e fazem a glória do esporte brasileiro ao longo da história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário