Morte de pioneiro do jornalismo roraimense é lembrada por Jhonatan de Jesus


O deputado federal Jhonatan de Jesus, em discurso no plenário da Câmara Federal, prestou sua homenagem ao jornalista Laucides Oliveira, que faleceu na última quarta-feira, aos 80 anos. Pioneiro da profissão no estado, o mestre Lau, como era conhecido pelos roraimenses, foi, na visão do deputado “um homem ético, competente e com firme compromisso com o jornalismo, com a verdade e com os colegas de profissão”.

Em seu pronunciamento, Jhonatan lembrou que Mestre Lau nasceu em Jataí, Goiás, chegando a Roraima, aos 21 anos, quando escreveu “Boa Vista, 1953 – Uma Aventura”, “atualmente, considerada uma das obras mais significativas da literatura local”.

Primeiro diretor da Rádio Difusora Roraima, o jornalista ocupou também a diretoria da primeira emissora de televisão privada do então território, a TV Roraima, integrante da Rede Amazônica de Televisão.

No anos 70, Laucides participou da edição do primeiro número do Jornal Boa Vista. Depois fundou o semanário Tribuna do Norte, chefiando ainda o jornalismo da Rádio Nacional de Boa Vista, emissora da Radiobrás. Foi ainda correspondente da Revista Veja e do Estado de São Paulo, no estado. Nos anos 90, publicou a revista “Diretrizes”, “publicação comprometida com os seus valores e com o jornalismo de ponta”, como frisou o deputado do PRB.

Jhonatan destacou que “pela imensa contribuição ao estado, pela sua presença pujante como jornalista engajado, por sua presença na cultura local, Lau foi agraciado com o título de “Cidadão Benemérito de Roraima”, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado”.

O deputado republicano elogiou o jornalista reconhecendo-o como “um homem generoso e comunicativo, que deixa o seu nome inscrito com glória na história do estado de Roraima”.

Ao encerrar, Jhonatan fez questão de se solidarizar com a família do pioneiro morto. “À Clotilde, companheira inseparável, e à Consuelo, filha amada, envio os meus sentimentos que, tenho certeza, são, também, de todos os roraimenses. Descanse em paz, caro Laucides, que Deus o tenha em bom lugar!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário