Russomanno defende norma que reúne informações sobre o cidadão no cartório de seu município


Brasília, 14 de outubro - Em discurso proferido no plenário da Câmara, o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) defendeu a emenda à Medida Provisória 678/15, que reconhece expressamente o princípio da territorialidade para os cartórios. Segundo a proposta aprovada, todas as informações estarão reunidas no cartório de domicílio do cidadão, garantindo publicidade, rapidez e eficiência ao acesso.

“Temos que acabar com essa história de notificar o cidadão no cartório do Amazonas quando ele mora em São Paulo e não dar a ele o direito de pagar seu título, de pagar sua conta. Essa situação só interessa às intuições financeiras e àqueles que lucram com a inadimplência do consumidor. A territorialidade para os registros públicos é o primeiro passo para estender sua aplicação a todos os cartórios. O Poder Judiciário já está lotado de ações de consumidores reclamando de serem notificados por cartórios em outros estados e de não terem acesso às informações de seu interesse no seu município”, argumentou.

De acordo com o republicano, o serviço de distribuição já está implementado em estados como SP e RJ, sendo mantido pelos cartórios. “É preciso que a lei permita essa centralização para que todos os cartórios sejam obrigados a compartilhar as informações na central. Não há custos para o Poder Público, nem para o cidadão. Chega de juros, chega de abuso contra o consumidor, chega de práticas abusivas. Essa medida também beneficia outros segmentos por oferecer um ambiente de negócios mais seguro e eficiente, no qual as informações são consolidadas e obtidas pela internet em tempo real”, acrescentou.

O texto aprovado prevê a criação da Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos que favorece o consumidor e dá condições à distribuição justa dos serviços nas localidades em que houver mais de um oficial de Cartório. Hoje, o cidadão é obrigado a buscar certidões em todos os cartórios de sua região para ter uma informação confiável. Com a Central, ele poderá obter essa informação em um só local que reúne todos os cartórios, sem custo adicional.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes

2 comentários:

  1. é isto mesmo Celso pota pocando ai

    ResponderExcluir
  2. também gostei e aprova aqui a prefeitura só fala que deve mas o que pega ficam calados ..obrigada CELSO e tudo de bom pra vc

    ResponderExcluir